5 razões para viajar sozinho/a



Viajar com amigos ou família pode trazer-nos momentos inesquecíveis de aventuras e risadas sem fim. No entanto, viajar sozinho, pode ser igualmente enriquecedor. Aliás, vários viajantes afirmam ter memórias marcantes, momentos reveladores e dias gloriosos em que notaram algo que, possivelmente, não teriam notado se não estivessem a fazer a viagem a solo.

Para muitas pessoas, este conceito é, à primeira vista, assustador. 'Se eu me perco? Se algo corre mal?' - são algumas das interrogações que nos surgem quando esta ideia vem ao de cima.
Por outro lado, a própria imagem de não ter ninguém com quem partilhar determinada experiência, pode ser desencorajadora.

No entanto, quem tem a coragem de dar esse passo e sair para conhecer o mundo consigo mesmo como companhia, admite que, só custa começar; depois de agarrares na mochila, a viagem desenrola-se e as vantagens são evidentes.


Encontras o teu próprio ritmo

Não ter restrições no destino, roteiro ou escalas de tempo é, talvez, uma das razões que levam mais pessoas a viajar sozinhas. Viajar em grupo traz sempre algum compromisso e requer que façamos algumas cedências.

Quando viajamos sozinhos, tudo acontece de acordo com os nossos próprios termos: podemos ir onde quisermos, quando quisermos.


Conheces mais pessoas

Viajar sozinho não significa estar constantemente sozinho. Quando vamos em grupo, por norma, fechamo-nos no grupo e não olhamos em redor. Sozinhos, estamos mais atentos, somos também colocados em situações sociais que nos abrem mais oportunidades de conhecer outras pessoas. 

O ser humano é um ser social e, quando estamos sozinhos, é muito mais fácil que alguém tente fazer conversa connosco. Nestas situações conhecemos, muitas vezes, pessoas maravilhosas, que não conheceríamos de outra maneira. É verdade, viajar a solo pode levar-nos a aventuras emocionantes e experiências significativas com completos estranhos que têm um impacto gigante em nós.


Conhecer-te melhor

Esta é, certamente, uma das partes mais interessantes deste tipo de viagem. 
Viajar sozinho dá-te a oportunidade de responderes aos teus instintos e de ter controlo sobre o que se avizinha. 
Passar um bocadinho que seja com nós mesmos permite-nos embarcar numa viagem interior de descobrimento sobre nós mesmos. Permite-nos reflectir sobre as nossas decisões e perceber o que nos constrói enquanto pessoas.

Podes realmente usufruir do momento

Com companhia tendemos a estar, muitas vezes, atentos uns aos outros, em diálogos constantes e com atenção em quem nos acompanha. 
Sozinhos podemos estar mais atentos a outras coisas: sentir os cheiros, olhar as paisagens com detalhe, observar as pessoas.

Sentes-te realizado

Muitas vezes, este tipo de viagens tira-nos da nossa zona de conforto. Lançamo-nos no mundo, encaramos coisas inesperadas e aprendemos a lidar com os cenários mais diversos.
Não é à toa que as pessoas vêm viajantes a solo como pessoas corajosas. Sozinhos, aproveitamos oportunidades, largamos a timidez, e vamos: sentimos a auto-confiança subir.

Por isso, na próxima vez que te apeteça viajar e que ninguém se chegue à frente para ir, não desistas. Marca essa viagem e lança-te à aventura!

Se este post te inspirou e não podes deixar o impulso passar, não te esqueças que a momondo pode ajudar-te a programar essa promissora aventura.


    Comments

    Popular posts from this blog

    Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]

    Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

    O que fazer em Jimbaran