Cuba: tudo o que precisas saber para reservar Casas Particulares

Em Cuba, há, essencialmente, 4 tipos de alojamento: campismo, hotéis, resorts e casas particulares que são, essencialmente, casas de famílias que alugam alguns quartos.
Desde 2011 que o governo permite que estas casas aluguem múltiplos quartos e os proprietários pagam uma taxa mensal, que depende do número de quartos e localização. Há, por isso, um registo de todos os hóspedes e, assim que chegamos, é-nos pedido o passaporte e uma assinatura do livro (que é igual em todas as casas).

Nas casas particulares tem-se uma visão mais crua ou menos censurada do país; além disso, a nossa percepção e apreço por Cuba não podiam ter crescido tão exponencialmente se não fosse estas experiências.

Há milhares de casas particulares por todo o país que podem ser alugadas por valores entre os 15-60 CUCs por noite e nos últimos anos, algumas destas casas transformaram-se em autênticos mini-hotéis. Normalmente oferecem, por uma taxa extra, pequeno-almoço (5 CUC) e jantar; a maioria tem também outras comodidades: frigorífico com água (mais raramente, cerveja e refrigerantes), ar-condicionado, ventoínhas e casa de banho privada. Nas mais modernas talvez encontres televisão, secador de cabelo, ferro para passar a roupa e cofre.

Por norma, quem gere estas casas, tem um leque de contactos que facilita a vida a quem visita. As nossas tours foram organizadas pelas senhoras das casas, os guias seleccionados por elas e aconselho vivamente que lhes permitam a reserva dos vossos táxis colectivos.

Todas as casas em que ficámos eram extremamente limpas (sempre que voltávamos ao quarto, ao fim do dia, ele tinha sido limpo), fomos sempre recebidos com uma amabilidade gigante e quem nos hospedou esteve sempre preocupado em receber e agradar quem estava.

Ainda que haja muitas casas particulares, em época alta (Novembro a Março), as cidades podem ficar lotadas, por isso, aconselho vivamente a fazerem reservas com tempo.

Como reservar

Há 4 maneiras de alugar casas particulares:
  • Na rua, à chegada
  • Pelo telefone ou email
  • Pelos sites de casas particulares
  • Pelo Airbnb

Na rua, à chegada

Certa tarde, em Viñales, estávamos à espera do autocarro turístico, na praça central, onde dezenas de mulheres conversavam, sentadas nas bermas, nas escadas, encostadas às paredes. Assim que se aproximam as 16:00, estas senhoras começam a levantar-se e a juntar-se mais a nós.
Passados poucos minutos, vemos ao longe um autocarro, que chega cheio de, presumivelmente, turistas. Com folhas A4 plastificadas na mão, as senhoras prontamente se aglomeram à porta do autocarro, quase impedindo as pessoas de sair com a ânsia de publicitarem as suas casas.

Alguns turistas já tinham casa, outros tinham o proprietário da sua casa já ali à espera e alguns fizeram negócio mesmo na rua.

Além disso, todas as casas autorizadas pelo governo têm na porta um letreiro de 'arrendador divisa'.

Pelo telefone ou email

Outra opção para reservar é contactar directamente a casa, pelo telefone ou email, sabendo porém que, caso o façam por email, podem ter que aguardar alguns dias pela resposta.
No site Cuba Casas podem ver as casas existentes, por localização, com uma panóplia de links e contactos para diversas casas.

Pelos sites de casas particulares

Há vários sites de reservas, como o Havana Casa Particular, o Cuba Accommodation ou o Casa Particular organization, através dos quais é possível fazer a reserva. No entanto, é necessário perceber que estes sites cobram uma taxa sobre o preço do quarto. Pode ser uma boa opção para as primeiras e para quem não quer optar pelo Airbnb.

Pelo Airbnb

As casas cubanas podem agora ser alugadas através do Airbnb e foi a opção que escolhemos durante toda a nossa estadia.
Há apenas um pormenor, que não existe quando fazemos reservas nos outros países. Como as regulamentações norte-americanas exigem que a Airbnb reúna detalhes básicos de viagem de qualquer hóspede que viaje para Cuba é necessário preencher este formulário antes de fazermos o pedido de reserva e, no nosso caso de turistas, escolhar a opção 'people to people':

Como reservar casas particulares em Cuba | Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem

Como escolher as casas particulares

Como já foi dito antes, estas casas são regulamentadas pelo Governo e, por isso, há inspeções regulares que pretendem garantir que as condições nas casas são as necessárias a nível limpeza e segurança. Para mais informações, é muito útil ver no Tripadvisor ou no próprio Airbnb, as reviews feitas por outros hóspedes, depois de escolher as casas.

Onde ficámos

Havana

Casa em Havana Vieja
O táxi que nos trouxe do aeroporto, deixou-nos numa rua sem saída, junto a um edifício de 5 andares, em obras, com as janelas sem caixilharias. O primeiro pensamento foi 'não pode ser aqui', mas o número da porta não desperta dúvidas. Uma campainha envergonhada, a uma altura acima da média, permite-nos ver se mora ali alguém. Ouvimos um grito lá de cima e, poucos segundos depois, Juan abre a porta do prédio de sorriso na face. Pergunta se falamos espanhol e convida-nos a entrar. Depois de infinitos lances de escada (5 andares para ser precisa) chegamos ao sítio onde dormiremos nos próximos dois dias. Deixamos as mochilas no quarto (de uma limpeza extrema) e voltamos ao exterior para ver a paisagem do terraço para onde dá a porta do quarto: Havana recebeu-nos de uma maneira única.

A casa fica situada bem perto da Praça da Catedral, na rua O'Reilly, com restaurantes e bares bem perto. Toda a nossa visita a Havana Velha foi feita a pé, a partir da casa. Não tem possibilidade de pequeno-almoço mas, na rua ao lado, há um hotel onde íamos desayunar por 8CUCs (cada).

Casa Densil (Havana Central)
Voltamos a Havana, vindos dos Cayos, num autocarro que chega às 22:00. Não avisei o Densil, pois não tinha internet, e, se o tivesse feito, diria que chegávamos às 18:00 por causa de uma confusão com os horários. Estamos com receio de ter problemas com o check-in e vamos até à casa. Tocamos à campainha e, do topo do edifício, alguém grita. Abrem a porta, pedimos mil desculpas por chegar tão tarde mas não há problema nenhum, está tudo bem.
Subimos as escadas para entrar numa exuberante sala, com candelabros cristalinos e castiçais de velas ornamentados e voltamos ao exterior, onde, num saguão, há lençóis a secar e ficam as entradas para os quartos.
O quarto está fresco (mesmo sem o ar-condicionado ligado), fica em dois níveis (no de baixo a cama e no superior a casa de banho) e tem uma decoração exuberante.
Logo à entrada, pequenos detalhes que fazem a diferença: uma caixa de sabões feitos artesanalmente, de um cheiro maravilhoso, pode ser comprada como souvenir; temos dois livros com toda a informação sobre actividades (visita a fábrica de tabaco, aulas de dança) e refeições que podemos fazer na casa, além do preço dos táxis para os destinos mais comuns - e em todos estes pontos, temos já a informação dos valores.
Somos convidados a subir ao piso de cima, a cereja no topo do bolo desta casa decorada e preparada para nós ao detalhe: o incrível terraço.
É aqui que se toma o pequeno almoço e janta. É comum os hóspedes juntarem-se à noite em longas conversas acompanhadas de mojitos ou, nuns degraus mais acima, a relaxar numa cama a ver o céu estrelado.
Além de todo o cenário colonial, há ainda um extremo cuidado com os hóspedes. No último dia, apesar de o checkout ser às 12:00, deixamos as nossas malas num quarto extra e, antes de partirmos no final do dia, ainda tomamos um duche.
Foi sem dúvida uma experiência óptima em que sentimos a preocupação que Densil e a equipa têm com os seus hóspedes - esta é a estadia que escolherei numa próxima visita a Havana.

Villa Susana (Viñales)
Desde a reserva, até ao último minuto da nossa estadia (bem, até depois de sairmos) o cuidado desta família é algo transcendental, no mínimo.
Assim que é feita a reserva, recebemos uma lista detalhada de coisas acerca da casa, acerca de Cuba e acerca dos meios de transporte em Cuba - simples e extremamente útil.
A casa fica a 5 minutos a pé do centro de Viñales e, quando chegamos, Susana recebe-nos zelosamente com um sumo fresco, enquanto nos explica tudo acerca da vila, das tours que podemos fazer e do que podemos visitar.
De seguida leva-nos ao quarto e explica-nos tudo: temos ar-condicionado, ventoínha, um frigorífico cheio de água e, ainda, cigarros. Além disso, temos a possibilidade de tomar peqeuno-almoço e, em alguns dias, jantar, se pretendermos.
Nesta casa, tomámos os melhores pequenos almoços de toda a nossa viagem. Além de completo e variado, o pequeno almoço é no terraço da casa, que vira para uma paisagem de cortar a respiração. Não há palavras para descrever a tranquilidade que sentimos logo pela manhã neste cenário de um verde infinito.

Villa Lilian & Leosvel
Chegamos a Trinidad e sentimos logo que será pouco o tempo que aqui vamos ficar. Nesta cidade, parada no tempo, a arquitectura do tempo colonial está preservada até hoje.
A Casa de Lilian & Leosvel fica numa rua a cerca de 2 minutos a pé da Praça Central e mantém uma fachada típica, de janelas com grades ornamentadas. Quando entramos, Lilian espera-nos num grande hall, com um espaço de estar e a cozinha. Aqui, recebe-nos tão eficazmente em todas as casas em que passámos: explica-nos tudo o que precisamos em Trinidad (onde são os multibancos, que restaurantes aconselha), mostra-nos uma lista muito bem personalizada das tours que há aqui há volta e ajuda-nos, na nossa indecisão de escolher uma.
Depois disso dirigimo-nos ao quarto, passamos num pátio onde tomaremos os nossos pequenos-almoços, e no primeiro piso, entramos num quarto de áreas superiores às que estamos habituados e com duas camas de casal. A casa tem alguns mimos extra, que muitas das casas em Cuba não têm: ferro para passar a roupa, secador, água, cerveja e refrigerantes no frigorífico.
É o sítio perfeito para passar uns dias enquanto se visita a zona!

Outras dicas que vais gostar:

------------------------------

Gostaste das dicas? Então guarda-as no Pinterest, para veres mais tarde!

Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]