Havana: onde comer



Antes de partirmos para Cuba, uns amigos tinham-nos alertado que a gastronomia não era algo de referência. Mencionaram também que isso não era necessáriamente mau, porque assim podemos saltar directamente para as sobremesas: rum e charutos!

Agora fora de brincadeiras, não íamos para umas férias gastronómicas mas gostamos muito de comer e temos muita curiosidade por novas experiências culinárias. A verdade é que fomos encontrar uma surpreendente e diversa cultura, que tem na Ropa Vieja (carne de vaca desfiada estufada) o seu prato mais tradicional.

A mudança na cena gastronómica é evidente e natural. Depois de anos de racionamento, com as novas regulamentações, os restaurantes privados poderam crescer e, assim, evoluir. Havana lidera esta revolução com restaurantes para todos os gostos: dos mais finos em edifícios que se assemelham a palácios, aos bares de tapas modernos com decoração eclética.

Deixamos-vos aqui as nossas escolhas | Ver mapa >
  • Havana Velha
    • 5 Esquinas Trattoria
    • 304 O'Reilly
    • Lamparilla 361, Tapas & Cervezas 
    • Doña Eutimia

  • Havana Central
    • La Guarida
    • San Cristobal
    • Casa Miglis
    • Café Arcangel

  • Vedado
    • Topoly

Havana Velha

5 Esquinas Trattoria
Os pequenos almoços nas casas particulares são dignos de louvor, não só pelo seu sabor e variedade mas também se pensarmos nas horas que devem exigir de quem nos recebe, ao vermos as filas enormes que há à entrada de cada supermercado. Se não tiverem oportunidade de passar por esta experiência em Havana, podem tomar um bom pequeno almoço, por apenas 4,5 CUCs no 5 esquinas Trattoria, no cruzamento da rua Cuarteles com a rua Habana.

304 O'Reilly
No número 304 da rua O'Reilly fica este pequenino restaurante, com um mezzanine e as paredes profusamente decoradas com arte diversa. Enquanto esperamos servem-nos umas batatas fritas com um pica galo maravilhoso. Há mojitos das mais diversas frutas, servidos em frascos de vidro altos. Toda a refeição é deliciosa, dos tacos aos camarões grelhados com vários legumes e fruta fresca. No fim, pedimos a conta, pagamos, e ainda recebo uma bela flor, símbolo da simpatia com que somos tratados.



Lamparilla 361, Tapas & Cervezas 
O que fez este restaurante ficar na nossa memória? Talvez a pequena sopa de abóbora servida num copinho com 1,5 cm de altura e 2 de diâmetro, ou os deliciosos tacos acompanhados do típico feijão, ou talvez a salada da casa com couve e amendoim! Neste espaço abundantemente decorado, que se abre completamente para a rua, o atendimento é também mais um motivo para voltar.



Doña Eutimia
Num cantinho escondido, junto à praça da Catedral existe um restaurante que se destaca pela sua simplicidade. Depois de alguma insistência de quem nos interpela na praça no sentido de nos levar a outros restaurantes, conseguimos entrar e pedir uma mesa.
O atendimento é de uma qualidade excepcional. Mal sentamos, a simpática empregada fala-nos dos pratos que não estão na carta e do seu tradicional Mojito Frappé. Aceitamos as sugestões que ela nos dá e não nos desiludimos: para entradas pimentos recheados com atum, seguido de Ropa Vieja, o prato mais tradicional, finalizando com ‘o melhor brownie do mundo’.
Pedimos o café e a rapariga pergunta se tomamos rum. Mesmo que primeiramente respondamos que não, a reação dela levou-nos a perguntar se devíamos e claro que a resposta era óbvia: não podemos andar em Cuba e não provar os seus runs.




Havana Central

La Guarida
Quem olha da rua, não fosse a sinalética, não adivinha que dentro deste enorme edifício existe um dos restaurantes mais famosos de Cuba.
A vivência doméstica mistura-se com o ambiente requintado do restaurante, que não podíamos deixar de visitar. É difícil dizer o que nos cativou mais, se o ambiente, se os tacos estaladiços ou o leitão e porco com manga. Ambos os pratos vêm com excelente apresentação e não desmentem a fama que a cozinha experimental cubana deste estabelecimento tem.



San Cristobal

Percorremos a rua San Rafael, até ao 469, para encontrar o edifício verde, com San Cristobal representado num painel de azulejos. Do exterior não se adivinha o que acontece no interior: várias salas, de uma decoração riquíssima, onde, entre as muitas fotografias e relógios antigos, se expõe orgulhosamente uma foto de Obama, aquando da sua visita a Cuba, em 2016.
Além do ambiente riquíssimo e da refeição deliciosa, terminamos o almoço da melhor maneira possível: com leche frita e um rum Ritual.




Casa Miglis

Para, durante uma viagem, repetirmos o restaurante é preciso uma experiência muito além do normal! Cadeiras nas paredes e decoração minimal, qual IKEA. Não fosse o proprietário sueco.
Este restaurante tem um menu que vai do chili mexicano às almôndegas suecas, numa cozinha experimental de comer e chorar por mais.
Sem dúvida o meu restaurante preferido em Havana!




Café Arcangel

Ao fundo do balcão, várias máquinas fotográficas dignas de museu. Estruturas de antigas máquinas singer e tampos feitos com belos azulejos, compõem as pequenas mesas. Em background, Amie Winehouse no ouvido e Charlie Chaplin no ecrã. Que mais se pode pedir?
Estamos no café Arcangel e somos alegremente recebidos por uma senhora que logo topa o nosso português e nos diz que adora Coimbra - qual a probabilidade? Alguém em Cuba que gosta da cidade de onde somos que não é nem a segunda maior de Portugal!
O melhor sítio para um óptimo café, um sumo de fruta e as famosas tortas.

Vedado

Topoly
Numa casa colonial, na Calle 23, sentamo-nos num alpendre rodeados por citações e retratos de Frida, Picasso, Bob Marley e Che para saborear o que a comida iraniana tem de melhor.
Passamos horas sentados neste ambiente maravilhoso, cujo barulho da rua é filtrado pela vegetação que inclui um pinheiro com enfeites de Natal.
 A simpática empregada ajudou-nos em todas as escolhas, explicando detalhadamente como se comiam os diversos pratos, incluindo o famoso Dizi. Decididamente um espaço que merece ser referido e que aconselhamos vivamente!





------------------





-------------------

Gostaste das dicas? Guarda-as no Pinterest, para visitares mais tarde!



Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]

O que fazer em Jimbaran