3 coisas que devias saber antes de visitar o Porto



A Lonely Planet diz que a cidade do Porto é como um ‘livro pop-up’, que se constrói nas margens do Douro, nervosa e opulenta, e com um centro histórico, gastronomia e vinhos que atraem qualquer pessoa.

É tudo verdade mas há 3 coisas no Porto, que surpreendem quem visita a cidade pela primeira vez e todos devem estar preparados para elas.

Vista de uma varanda de um prédio antigo para a Igreja da Trindade
Vista para a Igreja da Trindade

A hospitalidade do povo

Em geral, os portugueses são educados e sabem receber mas, na Invicta, esta característica está a outro nível. Aqui pelas terras do norte, com um toque até um pouco desajeitado, a hospitalidade é do melhor que há no país.

Ao verem um turista com ar de perdido, até as pessoas mais velhas, sem saberem uma palavra de inglês, vão fazer de tudo para o ajudar. Valham-nos os gestos e fazemos o que podemos para que as pessoas vão daqui a dizer que adoraram Portugal.

Além disso, há sempre um ‘obrigada/obrigado’ no fim de cada frase e, com um bocado de sorte, não é incomum uma mulher ser chamada de ‘princesa’.

turistas a entrar num antigo carro eléctrico para o passeio junto ao rio
Turistas prontos para o passeio à beira-rio


A identidade da cidade

Apesar de ser a segunda maior cidade do país, e ser visitada por milhões de turistas ao ano, o Porto não perdeu o seu encanto de ‘pequena grande cidade’.

Uma das características mais interessantes da Invicta é a mistura entre os tempos antigos e o moderno.

É preciso ter noção que a cidade tem centenas de anos de idade e ainda é possível, nos dias de hoje, percorrer muitas das suas ruas originais. Por entre estas ruas estreitas e tortuosas encontramos ainda catedrais, monumentos históricos de épocas variadíssimas e diversos espaços onde podemos apreciar a sua deliciosa gastronomia.

Além disso, não nos podemos esquecer do vinho do Porto, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto. Junto às margens do rio podemos observar os barcos rabelos, de forma estranha, que antigamente traziam o vinho, armazenado nas imensas caves de Vila Nova de Gaia, e exportado para todo o mundo desde o século XVII.


Estreita rua com torre de uma igreja ao fundo por entre uma amálgama de casas
Rua da Baixa


Inspiração para Harry Potter

Para os fãs de Harry Potter, a cidade está carregada de surpresas. J. K. Rowling viveu na cidade durante algum tempo e foi daqui que transportou algumas ideias para os seus livros:

  • Os trajes de Hogwarts são inspirados pelos trajes académicos que os estudantes da Universidade do Porto (e todos os estudantes em Portugal) vestem, com as suas longas capas negras.
  • A autora foi frequentadora assídua da livraria Lello durante a temporada em que viveu no Porto, e foi nas mãos fotografadas escadas de madeira da livraria que se inspirou para criar as escadas de Hogwarts.
  • A lenda diz que foi nas mesas de mármore do Majestic que a autora terminou o seu primeiro livro. Verdade ou mentira, o que se sabe é que J. K. Rowling era frequentadora deste café que merece uma visita por ser um dos espaços mais deslumbrantes da cidade.
entrada para a livraria, já com a fila à porta
Livraria Lello


Conheces mais algum facto surpreendente desta cidade? Partilha-o connosco nos comentários!




Visita a Momondo para os melhores preços em voos, carros e hotel.

Para 10% de desconto na Booking.com, clica aqui.





E se gostaste do conteúdo, guarda-o no Pinterest para veres mais tarde:





Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]

O que fazer em Jimbaran