Cuba: o que ninguém diz

A Momondo desafiou os seus embaixadores a reflectir sobre as suas viagens e sobre os locais que os fizeram amadurecer e crescer.

Nem toda a gente o admite, mas Cuba foi um dos sítios mais difíceis para onde já andei... As fotografias coloridas transparecem que as viagens à ilha são simplesmente maravilhosas mas há tão mais por trás disso! Por trás das paredes de tons vivos, por dentro destes carros de cores vibrantes, existem pessoas que lutam muito.

Arco com símbolos chineses, por cima de carros antigos cubanos


Cuba é extremante enriquecedora, além de ser uma ilha belíssima mas, ao mesmo tempo, parte o coração, é desafiante e faz-nos pensar... muito! Além de nos testar os limites em várias facetas.

Viajar é a paixão de muitos de nós, não é verdade? Todos os anos planeamos está e aquela viagem, sem grandes preocupações que não as de budget. É querer, comprar o bilhete e ir.
Aquilo que temos como simples para nós, não é assim para um cubano.

Quando, ao nosso quinto dia planeávamos uma ida à praia a partir de Viñales, Susana, a dona da casa em que estávamos hospedados, não nos quis influenciar na escolha, mas disse-nos que Cayo Levisa estaria muito menos populada. Ainda que inicialmente pensássemos que isso se devia ao facto de termos que apanhar um autocarro e um barco para ir até lá, a verdadeira razão era outra: devido à proximidade desta praia com a Flórida, os cubanos estão proibidos de ir até lá.

Vista da praia, completamente deserta


As lutas diárias do povo e a força que o governo cubano exerce sobre este não podem ser discutidas na legenda de uma foto bonita a um dos cantos do país mas, ainda que já tenha regressado há alguns meses e os sentimentos contraditórios permaneçam, não posso deixar de aconselhar que visitem, mas visitem com consciência.

O mais importante é que te informes e percebas como é que podes ajudar o povo, enquanto disfrutas da tua viagem:

  • Leva produtos de higiene pessoal para lhes oferecer (visto que o acesso a estes items é muito difícil)
  • Fica em casa de cubanos (sim, ao início eu também fiquei com essa cara mas, é uma das melhores recomendações que posso dar)
  • Compra os charutos na área de Viñales, directamente aos agricultores (o governo fica-lhes com 90% da produção e é dos restantes 10% que vendem a turistas que eles sobrevivem) 
  • Não sejas otário (não te queixes das filas, não te queixes de não ter internet, etc. - tu escolheste o teu destino e eles fazem o melhor que podem para te ajudar e tornar a tua viagem melhor)
  • Partilha! Partilha todas as maravilhas que viveste, encoraja as pessoas a visitar Cuba!


Reserva o teu voo com a Momondo | Faz o download da app aqui >
Procura o teu alojamento no Booking
Ou, se preferires, regista-te no AirBnB


----

Estou nomeada para os Bloggers' Open World Awards 2019 e preciso da vossa ajuda para continuar a fazer crescer o eu trabalho.
Vota aqui.








Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]

O que fazer em Jimbaran