Doar cabelo, diz-vos alguma coisa?

De há uns tempos para cá que decidi que tinha que cortar o longo cabelo que trazia há mais de um ano. O facto de ele me incomodar a vestir casacos, enquanto dormia, se alguém mo prendia e, obviamente, as perdas infinitas… era cabelo pela roupa, pela casa, pelo carro.

Quando decidi ver-me livre dele, lembrei-me que há uns bons anos, uma amiga minha deu um bom corte ao cabelo e quando a interpelei com o típico ‘então? Cabelo novo?’, ela me respondeu ‘não me digas nada, até chorei mas foi por uma boa causa’. Quando lhe perguntei a causa, ela respondeu-me que tinha cortado o cabelo para doar para que fosse utilizado em perucas para pessoas com cancro.

Decidida a contribuir também para a mesma causa, deixei então que o cabelo atingisse um bom comprimento e fui pesquisando na internet pelas alternativas de doação.

Em Portugal há alguns requisitos a cumprir:

  • O cabelo tem de vir num rabo-de-cavalo ou em trança. 
  • O pedaço de cabelo tem de ter um mínimo de 25cm ou 30cm (já li as duas medidas mas penso que a mais recente seja de 30cm). 
  • Não pode ter tintas ou restos de coloração. 
  • Não pode estar (muito) estragado/seco/espigado.

O cabelo pode ser entregue em mão no IPO de Lisboa ou ser enviado, dentro de um saco plástico, para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Rua de Lima Bastos , 1099-023 Lisboa.


No estrangeiro, ao contrário do que muita gente pensa, há instituições em que os critérios não são nada restritos.

Como o meu cabelo não tinha os tais 30cm (nem perto, estava mais para os 20cm), decidi que enviaria para o Little Princess Trust, que trabalha com crianças com cancro.
Quando comecei a pesquisar pela instituição, apercebi-me que já algumas bloggers portuguesas o fizeram, a Vanessa Alfaro doou o cabelo, em 2015, e contou tudo nesta publicação.





Então e que requisitos é que devem ser cumpridos? 

  • O mínimo de cabelo necessário é de 17 cm. A razão para este comprimento mínimo prende-se com o facto de, no processo de construção das perucas, se perder algum cabelo. 
  •  Idealmente o cabelo deve ser liso ou ligeiramente encaracolado, pois eles não trabalham com cabelo de caracóis apertados. 
  •  O cabelo não deve ser pintado com cores exuberantes (azuis, roxos, etc.).

Para doar, basta seguir os seguintes passos: 

  1.  Lavar e secar o cabelo, sem usar condicionador ou outros produtos de styling. 
  2. Fazer um rabo de cavalo, segurando as pontas de ambos os extremo.
  3. Pedir à vossa cabeleireira que corte no topo.
  4. Colocar num saco fechado.
  5. Enviar num envelope rijo, juntamente com esta ficha, para a morada:

    The Little Princess Trust
    Broadway House, 32- 35
    Broad Street, Hereford
    HR4 9AR, UK


Todas estas informações estão no site e, caso não possam doar o cabelo, há lá outras maneiras de ajudar estas crianças.

Eu enviei por correio normal e, ao fim de uma semana, tendo dado os meus dados, eles enviaram um email e certificado de agradecimento.






Portanto, caso estejam a pensar mudar de visual, aproveitem para colocar um sorriso na cara de uma criança!




Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]

O que fazer em Jimbaran