Costa Rica: Santa Teresa - tudo o que precisas saber

Há uma magia no ar de Santa Teresa que é muito difícil colocar em palavras. Há uma tranquilidade, positividade e maneira de estar tranquila que só podem advir do modo de vida em completo alinhamento com a natureza. É a chamada Pura Vida - o olá ou adeus próprio dos costa riquenhos que nos lembra de viver a vida tal como ela é.

Como ainda tínhamos os horários um pouco troca dos, às 6 da manhã já andávamos não rua em busca de pequeno almoço e víamos as pessoas descer as colinas em direção ao mar, de prancha na mão e pé descalço.

Como seria de esperar, há muito surf nesta zona, muitos turistas também… mas não é um turismo qualquer: é o de quem quer estar no mar e quer estar em equilíbrio.

Ficámos 2 noites mas a vontade era de viver lá para sempre!

No que toca às medidas sanitárias, não havia obrigação de usar máscaras (a nossa vida era toda ao ar livre, mesmo dentro do Selina, portanto quase nunca houve essa necessidade). Estivemos lá no fim de Novembro de 2021, por isso não havia grande control. Em Dezembro, sabemos que as regras - no que toca a máscaras, por exemplo, mudaram.

Podes ver o mapa de todos os lugares de que vou falar, aqui.

Como chegar

Partimos de Jaco de manhã, sabíamos que a viagem não seria fácil pelas estradas pouco pavimentadas e fomos em direção a Punta Arenas para apanhar o ferry para Paquera. Quando chegámos, já havia uma enorme fila para entrar no ferry das 11 e o próximo era só às 14, então decidimos ir de ferry até Playa Naranjo, um pouco mais a norte, e depois descer até Montezuma, para almoçar.

Montezuma

A vantagem de Montezuma é que não é fácil lá chegar devido às estradas em terra batida, tornando a zona menos turísticas e mais em harmonia com a natureza.

As praias são tranquilas, a floresta é densa e a vida selvagem existe em força: macacos, borboletas e pássaros everywhere!

O toque boémio torna esta localidade única, a comunidade parece vibrante e há restaurantes com ambientes incríveis.

Por acaso do destino fomos parar ao restaurante Playa de los Artistas e calhou-nos a melhor mesa do sítio: num cantinho reservado, com os pés na areia e o mar mesmo à nossa frente - mais romântico era impossível. Cadeiras e mesas em madeira, enterradas na areia. Até a casa de banho tinha o chão de areia e era lindíssima - não fotografei porque não tinha o telemóvel comigo! 😅

A comida era deliciosa. O menu, escrito à mão, tem muitas opções da carne ao peixe, passando pelo vegetariano. Queríamos comer tudo! Os sabores eram requintados e o ambiente muito especial. Foi uma bela surpresa.

Playa de los artistas

Onde ficar

Ficámos no Selina Santa Teresa Norte. Aliás, a maioria das nossas noites foram em Selinas e não nos arrependemos nada (pelo contrário, no final da viagem decidimos ficar em hotéis - pensando ter mais conforto pelos valores que demos e concluímos que não tinha sido pior ficar em Selinas também!).

Todos eles tinham piscina, aulas de surf e yoga, além de outras atividades. Com a app, tínhamos algumas destas atividades gratuitamente.

Hotel Selina

Caso queiras usufruir de 15% de desconto na tua próxima reserva num Selina,

podes usar o código SELINAFRIENDS-ANA5199

Onde comer

Santa Teresa tem imensos restaurantes, todos eles com decoração e ambiente muito próprios.
Os pequenos almoços foram 2:

Selina

Sentámos na esplanada junto à estrada, a olhar as àrvores e os esquilos a saltar de um lado para o outro.

Pedimos um pequeno almoço completo: pão, fruta, iogurte e doce e, claro, cafés para ajudar a lidar com o jet lag.

Cafca Cafe

O ambiente é minimal e o menu saudável. Sentámos na esplanada e rejubilámos com as opções: há smoothies para todos os gostos, vários cafés, bowls de açai e torradas com fruta.

Os preços não eram altos e o staff era simpático.

Para almoços e jantares

O que mais me impressionou na Costa Rica foi a frescura dos alimentos. Tudo é feito no momento, por isso, pode demorar (pura vida, right?), mas também por isso não houve um sítio que não nos surpreendesse - até mesmo o café mais recôndito à beira da estrada.

Além disso, há sempre pratos vegetarianos, vários, e confeccionados com o mesmo carinho que os de carne!

Pequeno almoço

La cevicheria

As opções são várias, o staff super simpático e a cozinha à mostra de todos.

Tem 3 opções de tamanho, os empregados até trazem as taças para a mesa para perceberes qual o tamanho que mais se adequa a ti.

Pedimos 2 diferentes para provar e ambos eram incrivelmente deliciosos.

Muchacha Mexican food

A vibe é incrível aqui, super relaxada, e o staff muito simpático e prestável.

O empregado teve que nos ajudar a escolher porque queríamos tudo. Então, de acordo com o que lhe íamos dizendo, fez as sugestões e acertou em cheio. Adorei os tacos. E quase que acabávamos com os molhos que estavam na mesa (não era ketchup e maionese! Eram caseiros), e eram 3!

Muchacha

Eat street

Do outro lado da estrada do Selina, este espaço está aberto quase o dia todo e tem opções para todos os gostos: vegetariano, mexicano, hambúrgueres, e bebidas variadas.

Depois do pôr-do-sol relaxávamos um pouco por lá, bebíamos qualquer coisa e preparávamos as paragens seguintes.

O que ver

As praias

Não visitámos muitas. Deixávamos as caminhadas levar-nos a partir da praia em frente ao Selina.

Esta é a principal praia da cidade que todos frequentam, a Playa Santa Teresa.  Aqui vês aulas de surf por todo o lado, pessoas a caminhar, relaxando e usufruindo da vasta praia de areia enquanto os cães correm ao seu redor.  A parte mais ao norte da praia, com uma grande formação rochosa é chamada de Playa Cocal.

Praia de Santa Teresa

Montezuma

A meia hora de distância, na outra ponta da Península de Nicoya, fica esta pequena cidade costeira boémia.

Aqui aconselho uma caminhada pela praia, uma visita às cataratas e a observação das tartarugas.

O pôr-do-sol na praia

Arrisco-me a dizer que foi o mais bonito que já vi na minha vida! Guardo-o ma memória bem guardado e quando nas aulas de meditação nos convidam a ir para um lugar secreto, volto até lá! 😄

As pessoas juntam-se nas praias, por volta das 5 e pouco. Sentam-se nos troncos das árvores que por ali estão e esperam religiosamente o fim do dia. O céu enche-se de tons cor-de-rosa e laranja  que nunca vi e a alma fica igualmente cheia, com tamanha beleza natural.

E o Selina oferece aula de Yoga na praia a essa hora!

Pôr do sol na praia

Restaurantes hip, nómadas digitais por todo o lado, festas na praia e uma população jovem crescente de estrangeirada pode não ser o teu género de destino.

Para mim,um pôr do sol de cair o queixo, comida saborosa e uma vibração social que permite reimaginar o que é a vida são desculpas suficientes voltar para ficar por um bom bocado neste cantinho paradisíaco, à beira-mar plantado.

Só não nos podemos esquecer que, se queremos poder viajar para estes lugares, temos que cuidar deles, para que continuem a ser tão naturais quanto são. Façamos um turismo consciente!

Gostaste das dicas? Guarda-as no Pinterest, para veres mais tarde:

Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]