Tudo o que precisas saber para viajar para a Costa Rica

A viagem estava marcada há muito. A partida seria no dia 15 de Abril de 2020 mas as fronteiras fecharam no dia anterior. A segunda viagem ficaria marcada para Abril de 2021, mas novamente algo relacionado com a pandemia não nos deixaria ir. Marcámos então para Dezembro.

Chegámos a pensar que também desta não iríamos quando o COVID entrou cá por casa 2 semanas antes de partirmos! Mas no dia 26 de Outubro entrámos pela primeira vez num avião para fora da Europa, passados 2 anos!

A viagem foi preparada tantas vezes, os planos alterados, as marcações re-agendadas que já não investimos muito em planeamento. Sabíamos uma coisa: iríamos para o lado do Pacífico e queríamos ver o vulcão Arenal.

Ao contrário de outros países, a Costa Rica não exige grandes preparações, na verdade. No entanto, há algumas coisas que precisas saber e que partilho aqui.

Praia com palmeiras

Deslocações

Raramente viajamos sem alugar carro e desta vez não foi excepção. Se queres sair dos lugares mais turísticos e aventurares-te pelos sítios menos explorados, é obrigatório.

Aterrámos em San José e alugámos um SUV, na empresa Vamos car-rental. Sabíamos já que, para viajar pela Costa Rica, convém ter um veículo alto e digo-vos, mesmo assim, ameaçou não ser o suficiente.

As estradas não são todas alcatroadas, há imensos buracos e até riachos passámos (em alguns pensei mesmo que não íamos passar!). Deixámos de ver alguns dos pontos que queríamos porque os habitantes locais olhavam para o carro e diziam “não passa”. Portanto, a lição retirada é que, na próxima visita, alugamos um jipe. 😅

No dia em que chegámos, já era de noite e tínhamos lido bastante acerca do assunto - não aconselham os turistas a conduzir de noite e não é por acaso. O trânsito era imenso, a velocidade média era de 40km/h, não há iluminação nas estradas e há imensos camiões. Felizmente não nos correu mal, mas nesse dia vimos um acidente que meteu respeito.

Nos primeiros dias chegamos a demorar quase 4 horas para fazer 65km - claro que a cautela era muita (depois fomos relaxando), mas há sítios em que a velocidade máxima é de 25km/h. Pode parecer um pesadelo mas, desta maneira, podes aproveitar para relaxar e apreciar a paisagem. Além disso, há sinalização constante a lembrar-nos que os animais selvagens podem atravessar a estrada. A estas velocidades poupámos a vida de, pelo menos, 2 iguanas! 💪 É notável este respeito pela natureza!

Camião amareloplaca de wildlife à beira da estrada

Moeda e pagamentos

Na Costa Rica circulam duas moedas: o Colón Costa Riquenho e o Dólar Americano. Usámos ambos e qualquer multibanco te dá as duas opções.

Quase não levantámos dinheiro durante os 12 dias, pois todos os restaurantes aceitavam o Revolut. Apenas precisávamos de dinheiro para pagar aos arrumadores de carros, nas praias ou em locais mais remotos. Chegou até a acontecer não termos dinheiro nenhum e perguntarmos se aceitavam euros e, como é óbvio, mais vale euros que nada!

Em San José, por exemplo, quando regressámos, para apanhar o voo de volta, estacionámos na cidade, para almoçar e nisto vem um senhor a correr com um ticket a dizer que tínhamos que pagar 1000 colóns para deixar ali o carro meia hora. Explicámos que, como íamos embora, já não tínhamos colóns e se podíamos pagar em euros - torceu um pouco o nariz e como lhe mostrámos que 2 euros eram mais de 1400 colóns, aceitou e passou-nos o ticket para colocar no carro. Sem complicações - é pura vida!

Nota do colón Costa Riquenho

Seguro de viagem

Já não viajamos sem seguro, especialmente nesta altura de pandemia.
Ainda não nos aconteceu nada (apesar de quase não nos permitirem embarcar em Madrid!), mas nunca se sabe quando há qualquer coisa e é preciso acionar. Faço com o meu banco, mas há imensas opções pela internet fora e não são caras.

COVID-19

Apesar da viagem ter sido adiada 2 vezes, não sentimos que fosse muito difícil viajar em pandemia.
Os nossos voos faziam escala em Madrid, pelo que tivemos que preencher o pass sanitário espanhol, além do requerido pela Costa Rica.
Este pass requer alguma informação pessoal, além do certificado de vacinação. Tivemos que o mostrar antes de embarcar, em Madrid, e à chegada a San José.

No que toca ao dia-a-dia, não sentimos limitações praticamente nenhumas. A vida é feita maioritariamente ao ar livre, pelo que usámos a máscara poucas vezes, nos sítios mais fechados ou com mais aglomeração de gente.

Ao contrário do que acontece em Portugal, não há auto-testes à venda nas farmácias ou super-mercados. Na Costa Rica os testes são sempre feitos nos laboratórios, pelo que, para voltar, chegámos a marcar a realização de um teste (bastou uma mensagem pelo WhatsApp para o laboratório). Não chegámos a fazer, pois tínhamos um certificado de recuperação que nos permitia voar sem teste, mas depois de conversar com outros viajantes, chegámos à conclusão que a melhor estratégia não é fazer o teste na Costa Rica, onde custa 60 dólares, mas marcar em Madrid, para fazer durante a escala, onde custa 25€ (no 2o andar do aeroporto).

Claro que estas regras estão sempre a mudar e o meu maior conselho é leiam todas as regras e andem com elas no bolso! Em Madrid, por as regras estarem sempre a mudar, foi-nos negado o embarque por não termos teste. Depois de uns quantos sprints entre laboratório e porta de embarque, acabámos por conseguir entrar com o certificado de recuperação mas não sem antes exigirmos falar com superiores - a senhora que estava a fazer o embarque não estava informada acerca destes certificados e, soubemos, houve gente a ficar em Madrid noutras datas, à custa desta desinformação.

Vacinas

Telefonei à médica que me faz as consultas do viajante e fui informada que não precisava de nenhuma vacina para poder viajar para a Costa Rica.

Vistos

Não é necessário nenhum visto para entrar na Costa Rica.

Água

Imagina que te encontras no meio do nada, depois de uma caminhada debaixo do sol e com a boca sequinha sequinha… sem problema, na Costa Rica podes beber água da torneira. Andámos sempre com o nosso cantil e todos os hotéis em que ficámos tinham, á entrada, um reservatório com água para encher sempre que precisámos, sem custos.

A Costa Rica é 'pura vida'! Esta filosofia de vida, de viver aqui e agora, de uma maneira pura, paira no ar e enche-nos a alma.  É um destino ao qual voltarei, certamente. E espero que para passar uma temporada mais longa.

Gostaste das dicas? Então guarda este post no teu Pinterest, para leres mais tarde:

Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]