Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Se procuras uma aventura que combina cultura, beleza natural e relaxamento em praias paradisíacas, Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan são os destinos perfeitos. Neste roteiro, explorámos o melhor que esses lugares têm para oferecer, numa experiência que foi inesquecível e que certamente nos trará à Indonésia mais vezes.

Campos de arroz em socalco

Antes de irmos ao roteiro em si, ficam dicas de como te moveres entre e nas ilhas:

Como viajar entre ilhas

Há várias empresas que operam barcos entre as ilhas, andámos em 3: 

  • Gili Way - Ubud para Nusa Penida
  • Blue Water Express - Nusa Penida para Gili T
  • Scoot Cruises - Gili T para Sanur


A última viagem foi de 4 horas, algo que não queríamos fazer mas que, quando fomos comprar os bilhetes 4 dias antes, foi inevitável - já não havia mais nada. Por isso, se és como eu e preferes andar 2 horas de barco e o resto de carro, compra os bilhetes com tempo.


Não há muito a dizer acerca destas viagens, não são super confortáveis, alguns barcos parecem até um pouco velhos, mas destaco o serviço da Gili Way, a que mais gostei entre as nossas viagens. Por diversas razões:

  • Não dão garrafas plásticas, por questões ambientais. Convidam-te a levar a tua própria garrafa e dão água para a encheres.
  • Oferecem comprimidos para o enjoo.
  • Informam muito dentro do barco: disseram que a viagem seria bumpy, disseram que demoraria mais tempo por essa razão. Explicaram que o barco poderia parar (às vezes há lixo que entra para os motores e tem que ser tirado ainda que haja vários motores e o barco possa andar sem um deles - esta informação teria sido suficiente numa outra viagem para que uma turista em pânico não gritasse “are we out of fuel?”) 
  • Oferecem internet (que até não era má)
  • Tinham um ecrã onde deu o Toy Story 4 - para delícia das crianças e meu, que infelizmente não durmo nestas viagens!

Como viajar nas ilhas

Há imensos táxis em todo o lado e a app Grab faz-te chegar um (seja carro ou mota) em minutos. 


Nós alugámos scooter na maioria das vezes. Fica barato (o máximo que pagamos foi 12€ por dia) e tens flexibilidade, demoras o tempo que queres nos lugares que visitas e ainda tens a aventura de conduzir no trânsito caótico.

Por norma consegues alugar nos hotéis onde ficas e, apesar de dizerem que precisas de carta internacional, consegues alugar sem ela (no entanto, se a polícia te parar, pagas uma multa - não nos aconteceu porque evitamos os sítios mais populados como o centro de Ubud).


O roteiro

1 - Canggu (3 noites)

O nosso primeiro destino foi Canggu, onde passámos 3 noites numa onda descontraída de praia e num estilo de vida relaxante. 


Canggu é conhecida pelas praias que chamam a si muitos surfistas, pelas noites e pelos bares de praia. 


Nós aproveitámos para explorar as lojas no centro, explorámos os imensos bares e cafés e começámos a tomar contacto com a cultura balinesa.


Deixámos 2 posts acerca desta nossa primeira paragem:

Canggu 2023: uma experiência de 3 dias

Canggu: onde comer em 2023


Piscina com palmeiras em volta

2 - Ubud (4 noites)

De Canggu, partimos para Ubud, o coração cultural de Bali. Ubud tem a vantagem de ser um sítio muito central, apesar de hoje ser uma vila que chama a si milhares de turistas.


Aqui, passámos 4 noites imersos na rica herança balinesa, explorando o Palácio de Ubud, admirando os Terraços de Arroz de Tegalalang e fazendo o ritual de purificação em Tirta Empul e muito mais.


Ubud é paragem obrigatória e deixámos algumas das nossas aventuras nestes posts:

Bali: roteiro dos Templos do Leste

Ubud 2023: descobrindo os tesouros das redondezas de scooter

Onde ficar em Ubud em 2023: uma experiência de tranquilidade no Alena Resort


Máscara balinesa trabalhada num muro

3 - Nusa Penida (2 noites)

A terceira paragem, para nós, foi Nusa Penida, uma ilha que nos deixou sem palavras com a sua beleza natural. Passámos 2 dias a explorar pontos de referência incríveis, como as praias de Atuh e Diamond e a famosa Kelingking Beach. 


Esta é uma ilha que as pessoas costumam visitar naquelas viagens de um dia mas, se tiveres oportunidade, fica mais tempo. Não há nada como poder contemplar estas paisagens no nosso tempo, ao nosso ritmo e devagar. Há tanto para ver nesta pequena ilha.


Se tiveres curiosidade, deixámos:

Roteiro de 2 dias em Nusa Penida

Onde ficar em Nusa Penida: Uma Estadia no Kompyang Cottage


Formação rochosa a entrar no mar, vista de cima

4 - Gili Trawangan (4 noite)

De Nusa Penida, pegamos um barco para Gili Trawangan, onde passamos 4 noites de puro relaxamento nas praias de areia branca e águas cristalinas. Desfrutamos de dias ensolarados de snorkeling, ciclismo pela ilha e observando o pôr do sol espetacular. No Hotel Lumi, experimentamos uma mistura única de luxo e autenticidade balinesa, apreciando a arquitetura deslumbrante e as vistas paradisíacas.


Camas de rede penduradas em palmeiras

4 - Jimbaran (2 noites)

Finalizámos a nossa aventura em Bali com 2 noites em Jimbaran. Honestamente, escolhemos Jimbaran quando já estávamos muito cansados de ver coisas (pode ser overwhelming viajar para a Indonésia, com tanto que há para ver). Decidimos ficar ali porque era próximo do aeroporto e então escolhemos um hotel bonito para podermos só estar na piscina a apanhar. Mas, no fim do dia, acabámos por nos surpreender e passar menos tempo no hotel do que imaginámos.


Esta área é conhecida pelas suas praias pitorescas e produtos do mar frescos. Passámos bons momentos de scooter, a explorar a praia, desfrutando de refeições à beira-mar e visitámos o parque cultural Garuda Wisnu Kencana.


Aqui também deixámos 2 posts:

Onde ficar em Jimbaran: Balquisse Heritage Hotel

O que fazer em Jimbaran 


Casal de costas de mão dada a olhar estátua de Visnu ao fundo

Neste roteiro, descobrimos a rica cultura de Bali, ficámos encanáramos com a beleza natural de Nusa Penida e rendemo-nos ao relaxamento em Gili Trawangan. Cada destino acabou por ser uma experiência única, lembrando-nos de que as viagens não são apenas sobre lugares, mas também sobre as pessoas e a cultura que encontramos ao longo do caminho. 


Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan deixaram uma marca duradoura nos nossos corações, lembrando-nos da magia que o mundo tem para oferecer.


Se estás a planear uma viagem semelhante e tens perguntas, deixa-as nos comentários. 

—-

Se gostaste das dicas, guarda-as no Pinterest para veres mais tarde:


Estátua da deusa kali no meio de um lago





Comments

Popular posts from this blog

O que fazer em Jimbaran

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]