Ubud 2023: descobrindo os tesouros das redondezas de scooter

Ubud, com sua cultura rica e paisagens deslumbrantes, é o ponto de partida perfeito para uma jornada de exploração em Bali.

E que melhor maneira de descobrir os tesouros escondidos desta região do que alugar uma scooter e embarcar numa aventura de um dia, sem horas e tempo contado?

Neste blog post, vou compartilhar a nossa viagem de um dia a partir do Alena Resort, explorando Tegallalang, uma cascata magnífica e muito mais.

Partida Matinal

O dia começou cedo, com uma pitoresca manhã de sol a dar as boas-vindas. Alugámos uma scooter diretamente no Alena Resort, com um dia de antecedência, o que foi incrivelmente conveniente.

Por apenas cerca de 6€, obtivemos uma scooter e dois capacetes para o dia inteiro. Com mapa em mãos e corações cheios de entusiasmo, começámos a nossa jornada em direção aos campos de arroz.

Tegallalang: O Deslumbrante Cenário dos Campos de Arroz

O nosso primeiro destino foi Tegallalang, conhecido pelos campos de arroz em socalcos que parecem pinturas vivas. Decidimos sair cedo, por volta das 8 da manhã, para evitar as multidões de turistas que costumam chegar por volta das 10 horas. Fomos surpreendidos pela tranquilidade e pela oportunidade de apreciar a beleza natural sem multidões.

Campos de arroz em socalco

Entrámos nos terraços de Ceking, pagando cerca de 3€ por pessoa, apenas para passear. Valeu a pena cada centavo para admirar a paisagem de tirar o fôlego. Para quem quer tirar fotos nos baloiços icónicos, o preço pode ser um pouco mais elevado, cerca de 18€ - mas ficas com a lembrança e não há assim muitas filas (além disso, estas fotos não perturbam a experiência dos restantes visitantes - algo que não achei verdade noutros sítios de Bali).

Não te esqueças de levar um chapéu, água e colocar bastante protetor solar. As caminhadas pelos campos podem ser duras, com o calor.

Uma Pausa Para o Café

Após explorar os campos de arroz, decidimos relaxar e desfrutar de um café com vista para os terraços. A deslumbrante era inesquecível.

Enquanto aproveitávamos a experiência de saborear um café local com vista, decidimos mergulhar ainda mais na rica história de Bali. Com o nosso fiel guia de viagem, o Lonely Planet, nas mãos, começámos a explorar as origens desta cultura de arroz em socalcos que fazem parte da paisagem icónica da ilha.

Descobrimos que a prática de criar campos de arroz em socalcos não era apenas uma tradição antiga de Bali, mas sim uma inovação introduzida pelos Holandeses num momento crítico da sua história. Um momento da história que lançava luz sobre a evolução da paisagem balinesa.

Na época em que os Holandeses colonizaram Bali, enfrentaram dificuldades financeiras significativas e procuraram maneiras de aumentar a produção agrícola para reverter a sua situação econômica. Foi então que introduziram a técnica de plantar arroz em terraços escalonados, uma abordagem que permitia uma produção mais eficiente nas encostas das montanhas.

Ao longo dos anos, essa técnica de cultivo transformou-se numa parte essencial da identidade cultural de Bali. Os campos de arroz em socalcos não só aumentaram a produção de arroz, mas também criaram um cenário visualmente deslumbrante que atrai visitantes de todo o mundo. A união entre a necessidade económica e a beleza natural resultou numa tradição que perdura até hoje.

Assim, enquanto explorávamos as paisagens de Tegallalang, a história por trás da cultura de arroz em socalcos ganhava vida. Era uma prova da incrível capacidade da humanidade de transformar desafios em oportunidades e de como a natureza e a cultura podem coexistir harmoniosamente.

Chávena de café com campos de arroz atrás e parede com mural

Tirta Empul: O Poder do Ritual de Purificação

Este local sagrado é famoso pelas suas piscinas termais, alimentadas por nascentes naturais, e a experiência que tivemos foi verdadeiramente especial.

Aqui tivemos a oportunidade única de participar no ritual de purificação e, para mim, este momento foi verdadeiramente memorável. Esta experiência não apenas nos permitiu vivenciar a espiritualidade de Bali, mas também nos proporcionou uma sensação de renovação e purificação interior. Mas vou deixar mais detalhes para um post único sobre esta experiência.

Bali é realmente um lugar mágico, onde os rituais ancestrais e a beleza da natureza se fundem para criar experiências que tocam o coração e a alma dos viajantes.

Piscinas do templo de tirta empul

Almoço no Magi: Uma Delícia Japonesa em Bali

Seguimos para o almoço no Magi, um restaurante conhecido pelo seu lema “eat good food, feel good”. Desfrutámos de pratos como o arroz frito japonês e um ramen de frango que nos surpreendeu. Para acompanhar, experimentámos a cerveja local Kura Kura Island Pale, uma escolha interessante para quem aprecia novos sabores.

Almoçámos no interior do restaurante porque estava bastante calor na rua mas ficámos com olho na enorme explanada que deve encher na Happy Hour - algo muito comum em Bali.

Fotografia de um pousa copos e do nome do restaurante

Cascata de Kanto Lampo: Uma Experiência Refrescante

Continuámos a nossa viagem até à magnífica Cascata de Kanto Lampo.

Por cerca de 6€ cada um, tivemos acesso ao complexo. Começámos a descer caminho abaixo vendo as pessoas subir com falta de fôlego. O caminho não é muito demorado, mas quem não está habituado pode sentir alguma dificuldade.

Infelizmente, apesar de a cascata ser belíssima, é mais um exemplo de como a cultura do Instagram está a consumir os locais: uma fila de dezenas de pessoas aguarda na água enquanto um casal tira fotos na cascata, mudando de pose a cada indicação do seu guia. Ninguém usufrui da cascata, todos estão ali para a foto, passando a maioria do seu tempo numa fila observando casais e individuais pousarem de forma sexy para a câmara. Esta foi a parte que não gostei de Bali - a impossibilidade de experienciar devido à cultura da pode, da fotografia, do mostrar em vez de viver.

Felizmente, do lado oposto à cascata, há uma “piscina” onde nós podemos refrescar nas águas que rompem a selva. Nesse espaço mais calmo, não há multidão e podes usufruir do som das águas correrem, enquanto relaxas e recuperas forças para intestinos dia.

Cascata

Adilla's Spot: A Simplicidade Encantadora do Campo de Arroz

Seguimos viagem em buscas de mais espaços virgens, intocados pelo turismo.

A nossa aventura levou-nos até ao Adilla’s spot, pelo caminho as pessoas locais cumprimentavam-nos com sorrisos calorosos e acenos de mão amigáveis. Vimos crianças brincarem em poças de água com gargalhadas de alegria, lembrando-nos da beleza da simplicidade da vida, enquanto os mais velhos trabalhavam nos campos.

Aqui sim! A calma, o silêncio, só nós é a natureza. A beleza de observar uma cultura na sua forma mais pura.

Regresso ao Alena Resort e Jantar Local

Concluímos o nosso dia regressando ao Alena Resort, onde decidimos desfrutar de um jantar local delicioso. Optámos por sopa de abóbora e frango com arroz, seguido de uma sobremesa indulgente de banana frita.

A refeição foi o toque final perfeito para um dia memorável nesta nossa jornada de um dia de scooter a partir de Ubud, repleta de descobertas e momentos especiais.

Desde a beleza de Tegallalang até às refrescantes águas de Kanto Lampo e à simplicidade encantadora dos mais simples campos de arroz, cada momento reforçou a nossa conexão com Bali e a sua cultura única.

Se estiverem a planear visitar Ubud, não hesitem em explorar as maravilhas que as redondezas oferecem. A próxima aventura está sempre à espera! 🛵🌿🌊

Gostaste do roteiro? Guarda-o no Pinterest para reveres mais tarde:

Pin com o título do post

Comments

Popular posts from this blog

Bali, Nusa Penida e Gili Trawangan: Um Roteiro Inesquecível

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]