Dia 1: Lago Como e Lugano

Este post faz parte de uma série de 4 posts que descrevem 4 dias por 4 Lagos de Itália (Como, Maggiore, Orta e Lugano). Aqui, descrevo em detalhe, o itinerário do nosso primeiro nesta zona maravilhosa do Norte de Itália ( Ver Mapa > ):

  • Como
  • Argegno
  • Villa Balbianello
  • Cadenabbi
    • Villa Carlota
  • Menaggio
  • Claino con Osteno
  • Cima Sighignola - Balcone D'Italia
  • Pigra



Começamos a amanhã numa pastelaria bem perto do nosso Airbnb, onde há coisas para todos os gostos e o nosso italiano acaba por causar risota quando digo buonasera numa tentativa de ser simpática.

Durante esta viagem de 4 dias esperamos ver inúmeros miradouros, muitos deles acessíveis via funicular: Brunate, Castello do Vezio, Monte Bisbino e Cima Sighignola.

Terminamos o pequeno almoço e enfiamo-nos no carro pelo lado oeste em direção a Argneno.

Paramos a tomar o nosso expresso numa esplanada, numa praça pequena junto ao lago. Passeamos um pouco pelas pitorescas ruas e deixamo-nos ficar sentados em frente à igreja, nuns banquinhos, a aproveitar a serenidade da manhã.

Vista da selva de casas de tons laranja de Argegno
Argegno

A tranquilidade não dura muito tempo, temos que nos fazer à estrada para a próxima paragem, pois o dia é cheio de pontos de interesse.

Pelo caminho, passamos pela Villa Carlotta e Villa Balbianello que são as duas vilas mais conhecidas junto ao Como.

A Villa Carlota foi casa de uma princesa da Prússia e tem nos seus salões múltiplas esculturas de António Canova. Os jardins são também outra maravilha, como aliás são quase todos os jardins destas villas. Este tem a particularidade de ter 8 hectares, com cedros e uma colecção de camélias de ressaltar.

A Villa Balbianello (entrada para os jardins 10€ e para ver o interior da villa, outros 10€) foi lugar de filmagens da Guerra das Estrelas e do Casino Royale e por uma óbvia razão: é que esta é um dos mais cénicos pontos de todo o lago, com uma arquitectura de nos deixar boquiabertos aliada à beleza de ter o lago como pano de fundo.

Para chegar a ambas as villas, caso não tenham carro, podem apanhar os ferries. A aproximação pela água deve ser incrível.

Ferry a aproximar-se da margem, junto à Villa Carlota
Ferry

Quando chegamos a Menaggio, na praça, sentamo-nos para o snack do meio da manhã: uma tábua de queijo e enchidos e um copo de vinho - a aproveitar a verdadeira vida italiana.

A cidade é lindíssima e, aproveitamos para nos deixar perder pelas suas ruas, depois de passarmos algum tempo na praça central a aproveitar a vista sobre o lago e o ambiente calmo, dos turistas a aproveitarem a manhã.

ruas de Menaggio com torre sineira ao fundo
Menaggio


Daqui, seguimos em direcção a Lugano, passando pelo lago Piano e dirigindo-nos depois para Claino con Osteno, com a sua bonita vista sobre o lago e uma imponente e fotogénica igreja de pedra que governa a localidade.

Arrancamos pelas estradas ondulantes em direcção à varanda de Itália. O caminho não parecia, mas faz-se longo e, como a fome aperta, acabamos por parar no primeiro restaurante que nos aparece, de seu nome La Baita Lanzo. À lareira, comemos um tagliatelle com cogumelos, depois de umas entradas típicas.

À saída, no parque de estacionamento, num canto, vemos que há um trilho de 15 minutos, pelo meio da floresta, até ao ponto mais alto (literalmente) da nossa viagem.

Este miradouro, de onde se vê a cidade e lago Lugano, é realmente soberbo! O miradouro, que é, aliás, um dos sítios mais belos que já vimos, fica na montanha de Sighignola, a 1 314 metro acima da água.

vista do miradouro, com bandeira da Suíça um pouco abaixo
Balcone d'Italia


Antes de voltarmos a Argegno, vamos até Pigra, onde temos mais uma vez contacto com vistas incríveis e onde se pode apanhar o funicular para descer. Como andamos de carro, não temos a experiência do funicular, mas as vistas valem bem a pena!

Vista do funicular a descer de Pigra
Pigra


Depois das turtuosas estradas, voltamos ao Como e passeamos um pouco pelas ruas medievais enquanto esperamos a hora para ver o pôr-do-sol junto ao lago.





Para mais itinerários, visitem os seguintes posts: 
4 dias, 4 Lagos: Como, Maggiore, Lugano e Orta
Como: o que visitar
Reserva o teu voo, hotel carro com a Momondo | Faz o download da app aqui >
Procura o teu alojamento no Booking
Ou, se preferires, regista-te no AirBnB




Gostaste das dicas? Guarda-as no Pinterest para ver mais tarde!




Comments

Popular posts from this blog

Dia 4: Lago do Como - Lecco, Varenna & Bellano [PT/EN]

Douro 41 Hotel & Spa

Onde ficar em Nusa Penida: Uma Estadia no Kompyang Cottage